GRUPOS DE ESTUDO EM ANDAMENTO

Avaliação Baseada em Evidências: Dificuldades e Trantornos de Aprendizagem 

Terças-feiras das 19h às 20h30 de 12/03/2019 até 25/06/2019 com frequência quinzenal (ch = 12h)

Mostardeiro 5/ Sala de Reuniões - Porto Alegre/RS

R$150/mês

Ministrante:

Francéia Veiga Liedtke - Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2010. Tem experiência acadêmica na área de Neuropsicologia, com participação em diversos projetos de pesquisa, monitoria e extensão durante sua graduação. Desde 2010, trabalha em consultório particular com crianças e adolescentes em Avaliação e Tratamento de Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem sob o olhar epistemológico da Neuropsicologia Cognitiva. Atualmente é empresária, clínica e responsável técnica na empresa SEMEAR PSICOLOGIA E NEUROCIÊNCIA e mestranda no PPG Psicologia UFRGS e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Em seu projeto de mestrado estuda a Memória de Trabalho Visual com o objetivo de verificar o papel do Executivo Central na Seleção de Alvos na Presença de Distratores. Currículo Lattes 

Cronograma:

12/03 Avaliação de Processos Cognitivos e Metacognitivos

26/03 Avaliação de Processos Cognitivos e Metacognitivos

09/04 RTI: Resposta à Intervenção

23/04 Representação, manipulação e organização do conhecimento na memória

07/05 Funções Executivas e Desempenho Acadêmico

21/05 Transtorno de Aprendizagem com Prejuízo na Leitura

11/06 Transtorno de Aprendizagem com Prejuízo na Escrita

25/06 Transtorno de Aprendizagem com Prejuízo na Matemática

 

Habilitação Neuropsicológica da Aprendizagem: Intervenção Remediativa 

Início em 15/04/2019

Segundas-feiras das 19h às 20h30 de 15/04/2019 até 22/07/2019 com frequência quinzenal (ch = 12h)

Mostardeiro 5/ Sala de Reuniões - Porto Alegre/RS

R$150/mês

Ministrantes:

Francéia Veiga Liedtke - Formada em Psicologia pela UFRGS em 2010. Tem experiência acadêmica na área de Neuropsicologia, com participação em diversos projetos de pesquisa, monitoria e extensão durante sua graduação. Desde 2010, trabalha em consultório particular com crianças e adolescentes em Avaliação e Tratamento de Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem sob o olhar epistemológico da Neuropsicologia Cognitiva. Atualmente é empresária, clínica e responsável técnica na empresa SEMEAR PSICOLOGIA E NEUROCIÊNCIA e mestranda no PPG Psicologia UFRGS e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Em seu projeto de mestrado estuda a Memória de Trabalho Visual com o objetivo de verificar o papel do Executivo Central na Seleção de Alvos na Presença de Distratores. Currículo Lattes 

Fabiane Puntel Basso - Fonoaudióloga pela UFSM, especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria e em Fonoaudiologia Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo - Porto Alegre, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e doutora em Ciências da Linguagem (Didactique & linguistique) pela Université de Grenoble-Alpes, na França, com bolsa do programa de alto nível da União Européia ALBAN. Pós-Doutorado em Educação PUCRS/UFPel (PDJ - CNPq) e Psicologia (UFRGS). É membro do laboratório de pesquisa LIDILEM de Grenoble desde 2007 e dos grupos de pesquisa no Brasil GRUPRODOCI e NEUROCOG. Fez parte até o ano de 2013 do grupo de pesquisadores do projeto francês "lire et écrire à lécole primaire" (ler e escrever na escola primária), que estuda as aprendizagens de leitura e de escrita no início da alfabetização formal, financiado pelo Instituto Federal Francês de Educação. Tem experiência na área da Linguagem e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos didáticos-pedagógicos na educação escolar, aprendizagem autorregulada, linguagem escrita (aprendizagem da leitura, escrita, fluência de leitura textual, compreensão leitora) e consciência fonológica. Currículo Lattes

Cronograma:

15/04 Introdução à RTI: Matemática

29/04 Introdução à RTI: Linguagem Escrita

13/05 Leitura de Palavras e Fluência de Leitura

27/05 Compreensão de Texto

10/06 Expressão Escrita

24/06 Codificação Numérica

08/07 Execução de Cálculos Aritméticos

22/07 Resolução de Problemas Matemáticos

 

Ensino Estratégico para o Desenvolvimento Metacognitivo

Início em 15/05/2019

Quartas-feiras das 19h às 20h30 de 15/05/2019 até 21/08/2019 com frequência quinzenal (ch = 12h)

Mostardeiro 5/ Sala 1001 - Porto Alegre/RS

R$150/mês

Ministrante:

Francéia Veiga Liedtke - Formada em Psicologia pela UFRGS em 2010. Tem experiência acadêmica na área de Neuropsicologia, com participação em diversos projetos de pesquisa, monitoria e extensão durante sua graduação. Desde 2010, trabalha em consultório particular com crianças e adolescentes em Avaliação e Tratamento de Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem sob o olhar epistemológico da Neuropsicologia Cognitiva. Atualmente é empresária, clínica e responsável técnica na empresa SEMEAR PSICOLOGIA E NEUROCIÊNCIA e mestranda no PPG Psicologia UFRGS e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Em seu projeto de mestrado estuda a Memória de Trabalho Visual com o objetivo de verificar o papel do Executivo Central na Seleção de Alvos na Presença de Distratores. Currículo Lattes 

Cronograma:

15/05 Cognição e Metacognição

29/05 Ensino de Estratégias para a Memorização de Informações

12/06 Ensino de Estratégias para a Memorização de Procedimentos

26/06 Ensino de Estratégias para a Transferência e Generalização

10/07 Ensino de Estratégias para Expressão Escrita

24/07 Ensino de Estratégias para a Compreensão de Textos

14/08 Ensino de Estratégias para a Execução de Cálculos Aritméticos

28/08 Ensino de Estratégias para a Resolução de Problemas