FORMAÇÃO CONTINUADA

Nossos grupos de estudo e cursos online têm os objetivos de:
  • Compartilhar os conhecimentos de ponta em psicologia e neurociência educadores e clínicos (apropriação teórica);
  • Contribuir para a disseminação de Práticas Baseadas em Evidências nos contextos clínico e escolar (desenvolvimento de competências profissionais, prática reflexiva e discussão de casos e de intervenções) .

GRUPO DE ESTUDOS CONFIRMADO

  • Avaliação Baseada em Evidências: Dificuldades e Trantornos de Aprendizagem 

Terças-feiras das 19h às 20h30 de 12/03/2019 até 25/06/2019 com frequência quinzenal (ch = 12h)

Mostardeiro 5/ Sala de Reuniões - Porto Alegre/RS

R$150/mês

Cronograma:

12/03 Avaliação de Processos Cognitivos e Metacognitivos

26/03 Avaliação de Processos Cognitivos e Metacognitivos

09/04 Representação, manipulação e organização do conhecimento na memória

23/04 Funções Executivas e Desempenho Acadêmico

07/05 Transtorno de Aprendizagem com Prejuízo na Leitura

21/05 Transtorno de Aprendizagem com Prejuízo na Escrita

11/06 Transtorno de Aprendizagem com Prejuízo na Matemática

25/06 RTI: Resposta à Intervenção

Bibliografia:

Fletcher, J. M., Lyons, G. R., Fuchs, L. S., & Barnes, M. A. (2009). Transtornos de aprendizagem – da identificação à intervenção. Porto Alegre: Artmed.

Salles, J. F. & Navas, A. L. [organizadoras] (2017). Dislexias do desenvolvimento e adquiridas. São Paulo: Pearson Clinical Brasil.

Santos, F. H. (2017). Discalculia do Desenvolvimento. São Paulo: Pearson.

Seabra, A. G., Laros, J. A., Macedo, E. C. & Abreu, N. [organizadora] (2014). Inteligência e Funções Executivas: Avanços e Desafios para Avaliação Neuropsicológica. São Paulo: Memnon Edições Científicas.

Stemberg, R. J. (2010). Psicologia Cognitiva. São Paulo: Cengage Learning.

Vianin, P. (2013). Estratégias de ajuda a alunos com dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Penso.

Ministrante:

Francéia Veiga Liedtke

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2010. Tem experiência acadêmica na área de Neuropsicologia, com participação em diversos projetos de pesquisa, monitoria e extensão durante sua graduação. Desde 2010, trabalha em consultório particular com crianças e adolescentes em Avaliação e Tratamento de Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem sob o olhar epistemológico da Neuropsicologia Cognitiva. Atualmente é empresária, clínica e responsável técnica na empresa SEMEAR PSICOLOGIA E NEUROCIÊNCIA e mestranda no PPG Psicologia UFRGS e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Em seu projeto de mestrado estuda a Memória de Trabalho Visual com o objetivo de verificar o papel do Executivo Central na Seleção de Alvos na Presença de Distratores.

Currículo Lattes 

GRUPOS DE ESTUDO AINDA NÃO CONFIRMADOS

  • Síndromes Genéticas: Perfil Cognitivo, Socioemocional e Comportamental 

Previsão de Início: Março/2019

Frequência: mensal

  •  Aprendizagem: Intervenção Baseada em Evidências 

Previsão de Início: Março/2019

Frequência: quinzenal

 

Caso tenha interesse em participar dos grupos ainda não confirmados, deixe seu contato abaixo: