Curso Online Transtorno de Aprendizagem: Como avaliar?

Segundas-feiras das 18h às 20h (ch = 30h com certificado)

Início: 27 de abril de 2020 

Curso Online

R$300 (em até 5x)

Fonte Teórica: Fletcher, J. M., Lyon, G. R., Fuchs, L. S., & Barnes, M. A. (2019). Learning disabilities: From identification to intervention (2nd ed.). New York, NY, US: The Guilford

Autores do livro:  Jack Fletcher e Lynn Fuchs (referências mundiais na avaliação e intervenção em casos de Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem).

Ministrante:

Francéia Veiga Liedtke - Psicóloga (UFRGS). Clínica (experiência de 10 anos em Avaliação e Tratamento de crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem sob o olhar epistemológico da Neuropsicologia Cognitiva) e Pesquisadora (doutoranda no PPG Psicologia UFRGS e integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva - NEUROCOG). Em seu projeto de mestrado estudou a Memória de Trabalho Visual com o objetivo de verificar o papel do Executivo Central na Seleção de Alvos na Presença de Distratores. Membro Afiliado do Ciência para Educação.  Empresária e responsável técnica na empresa SEMEAR PSICOLOGIA E NEUROCIÊNCIA.  Currículo Lattes 

Cronograma:

27/04/2020

Modelo de Resposta à Intervenção (RTI)

O Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) propõe que as intervenções (sejam elas preventivas ou remediativas) devem ser monitoradas a partir de avaliações constantes. Esse monitoramento tem a função de auxiliar no diagnóstico dos Transtornos de Aprendizagem e de adequar, no contexto clínico, o plano terapêutico e, no contexto escolar, a instrução.

Na escola, baseia-se em um sistema de camadas em que o desempenho dos estudantes é monitorado. Nessas camadas, há instruções baseadas em evidências cada vez mais intensivas e individualizadas, que vão sendo oferecidas à medida que os estudantes com dificuldade são identificados a partir da não resposta à intervenção.

Na clínica, Fletcher e cols propõem um modelo híbrido que, além de promover o monitoramento constante da resposta à intervenção, considera a importância de se realizar uma avaliação que mensura o desempenho acadêmico (sintoma) e os fatores ambientais (escolares e familiares), neurobiológicos (neurológicos e genéticos), cognitivos (atenção, memória, memória de trabalho, funções executivas, linguagem), psicossociais (emoções, personalidade, bem estar) e comportamentais (externalizantes e internalizantes).

Esse olhar integral somado ao monitoramento constante auxiliam o clínico e o educador a construir planos terapêuticos e intervenções preventivas e remediativas baseadas em evidências adequados e flexíveis às especificidades de cada criança e adolescente no atendimento grupal e individual.

Objetivo do módulo: apresentar o modelo RTI e o modelo híbrido, trazer ferramentas de avaliação e monitoramento e ensinar a analisar de forma integral os dados oriundos dessas avaliações

04/05/2020

Desempenho Acadêmico

A primeira etapa da avaliação consiste em se mensurar o desempenho acadêmico. Para isso, se pode utilizar tarefas normatizadas ou ecológicas e se realizar análises qualitativas e quantitativas.

Objetivo do módulo: mostrar tarefas normatizadas de avaliação de desempenho acadêmico e ensinar formas de avaliação de desempenho acadêmico quando não há tarefas normatizadas.

11/05/2020 e 18/05/2020

Processos Cognitivos e Metacognitivos

Os processos cognitivos e metacognitivos são necessários para qua cada individuo conheça o mundo ao qual está inserido (cognição) e seja capaz de analisar os seus próprios processos de conhecer (metacognição). A avaliação desses processos auxilia tanto na análise de hipóteses diagnóstica, quanto na construção do plano terapêutico e de intervenções preventivas ou remediativas adequadas às especificidades de cada estudante.

Objetivo do módulo: mostrar tarefas normatizadas de avaliação de processos cognitivos e metacognitivos e ensinar formas de avaliação de processos quando não há tarefas normatizadas.

25/05/2020

Efetividade da Instrução Escolar

A Escola é o espaço onde se desenvolvem as habilidades acadêmicas. Assim, no contexto escolar, é necessário saber como analisar a efetividade da instrução e, no contexto clínico, saber analisar de forma quantitativa e qualitativa o quanto as dificuldades individuais estão relacionadas ou não à qualidade da instrução.

Objetivo do módulo: aprender a analisar a efetividade da instrução escolar para se pensar em hipóteses diagnósticas e se tomar decisões terapêuticas. No caso dos educadores, utilizar os dados para modificar as estratégias de instrução e adaptar instrumentos avaliativos a fim de mensurar a resposta à intervenção. No caso dos clínicos, tomar decisões e fazer orientações à família e à escola, a fim adaptar as situações de aprendizagem e as tarefas avaliativas às demandas de cada caso.

01/06/2020

Leitura de Palavras Isoladas

Objetivo do módulo: aprender quais processos estão envolvidos na leitura de palavras isoladas e a identificar sinais que possam levar a hipótese diagnóstica de Transtorno de Aprendizagem no domínio Leitura de Palavras Isoladas (Dislexia), bem como a mensurar a resposta à intervenção.

08/06/2020

Compreensão Textual

Objetivo do módulo: aprender quais processos estão envolvidos na compreensão de texto e a identificar sinais que possam levar a hipótese diagnóstica de Transtorno de Aprendizagem no domínio Compreensão Textual, bem como a mensurar a resposta à intervenção.

15/06/2020

Expressão Escrita

Objetivo do módulo: aprender quais processos estão envolvidos na expressão escrita e a identificar sinais que possam levar a hipótese diagnóstica de Transtorno de Aprendizagem nos domínios Escrita de Palavras Isoladas (Dislexia) e Produção Textual, bem como a mensurar a resposta à intervenção.

22/06/2020

Senso Numérico e Execução de Cálculos Aritméticos

Objetivo do módulo: aprender quais processos estão envolvidos na expressão escrita e a identificar sinais que possam levar a hipótese diagnóstica de Transtorno de Aprendizagem nos domínios Senso Numérico e Execução de Cálculos Aritméticos (Discalculia), bem como a mensurar a resposta à intervenção.

29/06/2020

Resolução de Problemas Matemáticos

Objetivo do módulo: aprender quais processos estão envolvidos na resolução de problemas matemáticos e a identificar sinais que possam levar a hipótese diagnóstica de Transtorno de Aprendizagem no domínio da Resolução de Problemas Matemáticos, bem como a mensurar a resposta à intervenção.