• Contexto Escolar

    Saiba como foi o curso: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM Raciocínio Clínico e Plano Terapêutico

    São muitos os fatores que influenciam no processo de aprendizagem, assim como muitos são também os aspectos envolvidos quando há casos de dificuldades nestes processos. E como em qualquer área do conhecimento, é preciso primeiro entender o processo completo e identificar cada etapa para só então depois elaborar um diagnóstico e seu tratamento. Com este passo a passo, a psicóloga…

  • Contexto Escolar

    Dia Mundial da Alfabetização: vamos falar sobre o contexto educativo atual?

    Diferentes áreas de interface com a Educação têm demonstrado nas últimas décadas  interesse em compreender como as crianças aprendem a ler e a escrever. Pesquisas recentes em Neurociências trazem contribuições importantes para compreendermos os mecanismos de processamento da leitura e escrita nos anos iniciais. Sabemos que aspectos como vocabulário, consciência fonológica e reconhecimento automatizado letra-som, por exemplo, têm impacto relevante…

  • Dia a dia

    Setembro Amarelo

    Sabe aquela criança que já não sorri e não brinca com seus amigos? E aquela que está sempre irritada e explode por qualquer coisa? Sabe aquele adolescente que não quer sair de casa? E o outro que até era bom aluno e agora está com notas péssimas? Sabe aquela menina que usa moletom de mangas compridas até no calor de…

  • Contexto Familiar

    Saiba como foi a colheita: ADOÇÃO TARDIA

    Como se formam os vínculos em famílias que adotam crianças acima de três anos? Este foi o tema principal da primeira palestra aberta à comunidade da Semear – Psicologia e Neurociência A Serviço das Pessoas, em Porto Alegre. Na noite de quinta-feira, promovemos nossa primeira Colheita e convidamos a psicóloga Gabriela Resmini, da Affetto Psicologia, a compartilhar sua pesquisa sobre…

  • Colheita

    Construção da Parentalidade na Adoção Tardia

    Palestra gratuita no dia 23 debate a construção da parentalidade na adoção tardia Tornar-se pai, tornar-se mãe: estes papéis são socialmente construídos. Afinal, ter um filho é diferente do conceito de “parentalidade”. No caso da adoção, estes papéis têm ainda mais importância e não são formados de um dia para o outro. É para falar deste assunto que a Semear…

  • Contexto Clínico

    Dificuldade de Aprendizagem: Raciocínio Clínico e Plano Terapêutico

              Quem trabalha com atendimento a crianças e adolescentes se depara frequentemente com situações de dificuldade de aprendizagem, que requerem uma intervenção especializada para minimizar danos futuros. No entanto, apesar de ser um tema recorrente em consultórios, há muito o que se debater e aprender sobre os tratamentos destas questões. É para disseminar este conhecimento que…

  • Contexto Escolar

    Saiba como foi o curso: ENSINAR A CONHECER

    Curso para educadores no dia 11 abordou cognição e metacognição em sala de aula Como uma criança absorve um novo conhecimento? E como se dá este processo, etapa por etapa? Este tema foi abordado em profundidade no primeiro curso da Semear – Psicologia e Neurociência direcionado a educadores e profissionais da área da Educação. Em “Ensinar a Conhecer”, realizado no…

  • Contexto Familiar

    Qual a função do pai?

    A função materna (que não necessariamente é exercida por uma mulher) é a de constituir o sujeito como um ser único dotado de desejos e ao mesmo tempo emitir sinais de pertencimento, aceitação e segurança emocional. É por meio desse vínculo que a criança estrutura dentro de si a sua noção de “eu” mais precoce e para a qual recorre…

  • Contexto Familiar

    Saiba como foi a palestra CONSTRUÇÃO DO VÍNCULO

    Vamos falar de vínculo e vamos nos sintonizar? Este foi o convite da nossa palestrante na estreia do calendário de 2018 de cursos da Semear – Psicologia e Neurociência a Serviço das Pessoas, no dia 8, em Porto Alegre. As mães presentes puderam acompanhar a fala da mestre em Psicologia Marisa Marantes Sanchez, tutora da atenção ao recém-nascido, sobre todos…

  • Contexto Escolar

    Ensinar a Conhecer

    Uma manhã e uma tarde focadas na teoria e na prática do processo de conhecimento: dentro do contexto escolar, com foco em educadores e todos os profissionais que atuam na área, a Semear - Psicologia e Neurociência convida para o curso Ensinar a Conhecer, no dia 11 de agosto, em Porto Alegre. Com carga horária de oito horas, o encontro…