• Atendimento Clínico

    Dificuldade de Aprendizagem

    Para aprender, é necessário acessar de forma adequada os estímulos ambientais e os conhecimentos em nossa memória, que são conectados e armazenados, para posterior recuperação. Assim, diante das variadas informações disponíveis, cada um de nós deve selecionar o que é relevante, transformar em códigos, manter na forma de representações durante um curto espaço de tempo e ser capaz de manipular,…

  • Atendimento Clínico

    Prática Baseada em Evidências

    A  prática baseada em evidências é a integração da melhor pesquisa disponível com a perícia clínica no contexto das características, cultura e preferências do cliente. Diferente dos tratamentos empiricamente sustentados, que são tratamentos específicos que se mostraram eficazes em condições clínicas controladas, a prática baseada em evidências engloba um grande leque de práticas clínicas e é um processo de tomada…

  • Contexto Familiar

    Álcool na Adolescência

    Ouvi em uma rádio o trecho de um programa em que um médico respondia perguntas enviadas pelos espectadores sobre saúde. Uma das perguntas me chamou a atenção: era de uma mãe de adolescente muito preocupada porque a filha exagerava na vodka com energético e não sabia como agir. Tentei me colocar no lugar dessa mãe, dessa filha e do médico…

  • Contexto Escolar

    SAÚDE MENTAL NA ESCOLA

    Vem aí mais um curso imperdível da Semear para quem trabalha com educação e com crianças e adolescentes. “SAÚDE MENTAL NA ESCOLA” será ministrado em quatro módulos no mês de novembro e primeira semana de dezembro, na sede da Semear, em Porto Alegre. Nossa ministrante é a psicóloga e pesquisadora Jaqueline Portella Giordani, especializada em temas como desenvolvimento infantil e…

  • Dia a dia

    A importância do brincar: o desenvolvimento passa pela brincadeira

    Estamos em outubro, mês das crianças, e vamos falar sobre a importância de brincar. Você sabia que a brincadeira começa desde cedo já na vida intrauterina, quando o bebê brinca com o seu cordão umbilical? Essa inocência lúdica já mostra a representatividade do ato. Suas competências começam a se manifestar, e a memória realiza seus primeiros registros mentais. Após o…

  • Contexto Escolar

    Por que precisamos tornar algumas tarefas automáticas?

    Como vimos em posts anteriores, nossa memória de trabalho consegue manipular pouquíssimas informações e a atenção é um filtro que seleciona apenas alguns itens que serão representados, mantidos e manipulados em nossa mente. Nessa perspectiva, ficamos entre a cruz e a espada: se a atenção não seleciona e percebemos tudo, nossa memória de trabalho entra em colapso; se a atenção…

  • Contexto Escolar

    ATENÇÃO: vilã ou mocinha?

    Você já se deu conta da quantidade de informações a que estamos expostos todos os segundos de nossa vida? Agora, por exemplo, você deve estar segurando o celular ou diante do computador lendo esse texto. Com certeza não estava sentindo o seu dedão do pé até eu lembrar que ele existe. Ao seu redor há muitos barulhos: pessoas conversando, TV…

  • Contexto Familiar

    “Atypical” sob o ponto de vista de um pai e de uma mãe de um menino com diagnóstico de TEA

    Nós, da Semear, temos como missão divulgar conhecimentos e promover intervenções precoces para contribuir para a qualidade de vida das crianças. Com desenvolvimento infantil não se brinca! É por isso que um de nossos cursos, no próximo sábado, dia 29, em Porto Alegre, foca na capacitação de educadores e clínicos a respeito do TEA – Transtorno do Espectro Autista, auxiliando…

  • Dia a dia

    DIA DO ADOLESCENTE: vamos prestar atenção nos jovens?

    Hoje, 21 de setembro, é comemorado o Dia do Adolescente. Aqui, vamos refletir sobre a importância dessa etapa para o desenvolvimento do sujeito e da sociedade. É o momento de centrarmos nossa atenção sobre a saúde mental dos adolescentes e sua proteção nos diferentes contextos de desenvolvimento. Esta é uma fase crucial na vida da pessoa, que envolve mudanças físicas,…

  • Contexto Escolar

    Saiba como foi a palestra: VIOLÊNCIA ESCOLAR

    O assunto é difícil e dolorido, mas necessário de ser abordado e divulgado. Na última terça-feira, dia 18 de setembro, a Semear promoveu em sua sede em Porto Alegre a palestra Violência Escolar: o que é e como afeta alunos e professores. O encontro reuniu professores, psicólogas e assistentes sociais para ouvir os resultados da dissertação de mestrado da pesquisadora…