• Atendimento Clínico

    A importância da clínica multidisciplinar na avaliação e no tratamento das dificuldades de aprendizagem

    O  desenvolvimento de habilidades acadêmicas depende de fatores neurobiológicos, cognitivos, psicossociais, comportamentais e ambientais. A primeira manifestação de uma dificuldade é uma inabilidade ou atraso em algum dos cinco domínios: leitura de palavras, compreensão textual, expressão escrita, execução de cálculos e/ou resolução de problemas. Nem sempre uma dificuldade persistente pode ser considerada um Transtorno Específico de Aprendizagem (discalculia e dislexia).…

  • Contexto Escolar

    Modelos de Resposta à Intervenção (RTI)

    Os Modelos de Resposta à Intervenção (no inglês Response to Intervention – RTI) utilizam instruções baseados em evidências que permitem: identificação precoce de estudantes com dificuldades monitoramento do aprendizado dos estudantes oferta de intervenções cada vez mais intensivas e individualizadas para o desenvolvimento das habilidades acadêmicas São voltadas para o desenvolvimento das habilidades acadêmicas: leitura de palavras; compreensão de textos; expressão…

  • Atendimento Clínico

    Dificuldade de Aprendizagem

    Para aprender, é necessário acessar de forma adequada os estímulos ambientais e os conhecimentos em nossa memória, que são conectados e armazenados, para posterior recuperação. Assim, diante das variadas informações disponíveis, cada um de nós deve selecionar o que é relevante, transformar em códigos, manter na forma de representações durante um curto espaço de tempo e ser capaz de manipular,…

  • Atendimento Clínico

    Prática Baseada em Evidências

    A  prática baseada em evidências é a integração da melhor pesquisa disponível com a perícia clínica no contexto das características, cultura e preferências do cliente. Diferente dos tratamentos empiricamente sustentados, que são tratamentos específicos que se mostraram eficazes em condições clínicas controladas, a prática baseada em evidências engloba um grande leque de práticas clínicas e é um processo de tomada…

  • Dia a dia

    Por que precisamos tornar algumas tarefas automáticas?

    Como vimos em posts anteriores, nossa memória de trabalho consegue manipular pouquíssimas informações e a atenção é um filtro que seleciona apenas alguns itens que serão representados, mantidos e manipulados em nossa mente. Nessa perspectiva, ficamos entre a cruz e a espada: se a atenção não seleciona e percebemos tudo, nossa memória de trabalho entra em colapso; se a atenção…

  • Dia a dia

    ATENÇÃO: vilã ou mocinha?

    Você já se deu conta da quantidade de informações a que estamos expostos todos os segundos de nossa vida? Agora, por exemplo, você deve estar segurando o celular ou diante do computador lendo esse texto. Com certeza não estava sentindo o seu dedão do pé até eu lembrar que ele existe. Ao seu redor há muitos barulhos: pessoas conversando, TV…

  • Contexto Escolar

    Saiba como foi a palestra: VIOLÊNCIA ESCOLAR

    O assunto é difícil e dolorido, mas necessário de ser abordado e divulgado. Na última terça-feira, dia 18 de setembro, a Semear promoveu em sua sede em Porto Alegre a palestra Violência Escolar: o que é e como afeta alunos e professores. O encontro reuniu professores, psicólogas e assistentes sociais para ouvir os resultados da dissertação de mestrado da pesquisadora…

  • Dia a dia

    Afinal, qual a função da Memória de Trabalho para a aprendizagem?

    Qualquer código, seja ele visual, verbal, tátil, auditivo, gustativo ou olfativo, precisa estar sob o foco da atenção para ser operado e transcodificado. Além disso, requer que tenhamos experiências prévias e processos automatizados. Enquanto você lê esse texto, cada palavra escrita se transforma automaticamente em uma palavra lida com um significado. Se o texto estivesse escrito em braille, você seria…

  • Atendimento Clínico

    Saiba como foi o curso: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM Raciocínio Clínico e Plano Terapêutico

    São muitos os fatores que influenciam no processo de aprendizagem, assim como muitos são também os aspectos envolvidos quando há casos de dificuldades nestes processos. E como em qualquer área do conhecimento, é preciso primeiro entender o processo completo e identificar cada etapa para só então depois elaborar um diagnóstico e seu tratamento. Com este passo a passo, a psicóloga…

  • Contexto Escolar

    Dia Mundial da Alfabetização: vamos falar sobre o contexto educativo atual?

    Diferentes áreas de interface com a Educação têm demonstrado nas últimas décadas  interesse em compreender como as crianças aprendem a ler e a escrever. Pesquisas recentes em Neurociências trazem contribuições importantes para compreendermos os mecanismos de processamento da leitura e escrita nos anos iniciais. Sabemos que aspectos como vocabulário, consciência fonológica e reconhecimento automatizado letra-som, por exemplo, têm impacto relevante…