Contexto Escolar

Convite para colheita: Violência Escolar

 . É sabido que os adolescentes estão sujeitos a maior exposição à violência familiar e comunitária do que outras faixas etárias, conforme estudo publicado pela Unicef em 2012 (Guia Municipal de Prevenção da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens). Também se sabe que a violência na adolescência se constitui em grave problema de saúde pública, que pode ser observado em todos os contextos de inserção – seja em famílias ou instituições. No entanto, as instituições criadas no intuito de educar e proteger os adolescentes, como as escolas, podem se constituir também como espaços de violação de seus direitos. Este é o eixo central de pesquisa quando falamos de violência escolar. É sobre este assunto que a Semear promove palestra gratuita nesta terça-feira, dia 18, às 19h, em Porto Alegre, aberta à comunidade. A psicóloga e pesquisadora Jaqueline Portella Giordani conduz a palestra batizada de “Violência escolar na adolescência: o que é e como afeta alunos e professores”.

Em sua dissertação de mestrado, Jaqueline investigou as formas de manifestação e fatores associados à violência escolar em adolescentes de Porto Alegre/RS. Ela irá apresentar os resultados de dois estudos de delineamento transversal, sendo um qualitativo e outro quantitativo. O primeiro traz a percepção de 16 professores e 60 alunos de uma escola pública da Capital, com grupos focais. O segundo estudo teve a participação de 426 jovens com idades de 12 a 18 anos, para investigar a ocorrência de violência no espaço escolar.

Os resultados dos trabalhos indicam que violência escolar tem afetado o desenvolvimento das vítimas e também das testemunhas, como os docentes. Em ambos os estudos a violência intrafamiliar foi associada às violências na escola. A vitimização nas instituições também foi associada à insatisfação com a própria vida e com sintomas internalizantes em adolescentes. Com estes indicativos, fica nosso convite para debatermos na palestra de terça-feira o impacto da violência escolar e os fatores sociais e individuais associados à sua ocorrência.

 

Inscrições gratuitas em https://semearpsi.com.br/site/colheita/jaquelinegiordani